Prato Alimentação SaudávelTer uma alimentação saudável significa também ter uma vida saudável. Isso porque, muitos problemas de saúde surgem por causa da má alimentação, tais como problemas cardíacos, obesidade, câncer, diabetes, dentre outras enfermidades.

Os principais causadores desses males estão associados a alimentos gordurosos como frituras, bacon, salsinhas, linguiças, mortadelas, dentre outros, e por isso, devem ser consumidos com moderação. Outro fato também que influencia é modo de preparo dos produtos tais como fritar, preparar carnes ou grelhar, quando em altas temperaturas, podem gerar compostos que aumentam o risco de câncer. Por esse motivo, métodos de cozimento como fervura, vapor, cozidos, etc., podem ser técnicas saudáveis para a preparação do alimento.

A partir do momento em que o indivíduo opta por uma alimentação saudável, ele estará prevenindo o aparecimento de doenças e também melhorando a sua qualidade de vida.

O Papel da Pirâmide Alimentar na Alimentação

Com base nisso, surgiu a pirâmide alimentar, com alimentos considerados saudáveis e suas respectivas porções. São frutas, verduras, cereais integrais, legumes que possuem fibras, vitaminas e outros elementos que ajudam na manutenção das defesas naturais do corpo humano e por isso, devem ser ingeridos em maiores quantidades e com frequência.

As fibras, por exemplo, contribuem na regulação do intestino, diminuindo o tempo de exposição a substâncias nocivas com a parede do intestino grosso.

Recomenda-se que as vitaminas sejam ingeridas por meio das frutas, legumes e verduras. Algumas pessoas, preferem tomar vitaminas por meio de comprimidos, mas eles não são capazes de substituir uma alimentação saudável.

É importante saber que uma alimentação saudável envolve o consumo de alimentos que contenha proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, minerais e vitaminas. Ou seja, é formada por uma variedade de alimentos de qualidade e considerados saudáveis conforme especificado na pirâmide alimentar.

Como se Alimentar Bem?

Para que o indivíduo adquira hábitos saudáveis, é necessário passar por uma reeducação alimentar. Ao longo dos anos, são consumidos milhares de alimentos capazes de trazer danos ao corpo. Confira algumas dicas de como se alimentar bem, baseado no Guia de Alimentação Saudável do Ministério da Saúde:

  • Faça lanches saudáveis entre as refeições;
  • Saiba escolher as suas porções de comida de forma adequada e planeje seus cardápios;
  • Tome água regularmente, pois ela tem uma papel essencial para a regulação do organismo;
  • Limite a ingestão de alimentos processados (milho em conserva, sardinha em lata, carne defumada, etc.) e evite os ultraprocessados (salgadinho de pacote, suco em pó, salsicha, geleia, refrigerantes, etc.);
  • Use óleo, sal, açúcar, gordura em quantidades menores para preparação dos pratos. Além disso, evite frituras, pois elas podem aumentar o surgimento de doenças cardiovasculares;
  • Faça as refeições em tempo e ambiente adequado;
  • Faça as compras em locais que vendam alimentos naturais, como sacolões, verdurões, etc., e quando possível compre alimentos orgânicos;
  • Caso seja necessário comer na rua, vá em lugares que ofereçam refeições na hora;
  • Treine e divida com outras pessoas sobre suas habilidades culinárias, a fim de passá-las para as próximas gerações;
  • Avalie de forma consciente as informações divulgadas pela mídia, os rótulos dos produtos e aconselhamentos sobre alimentação.