Grupo do Leite e Derivados

Leite Frutas CereaisO leite é um líquido branco produzido pelas glândulas mamárias de fêmeas mamíferas, ou seja, de acordo com a definição do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é um líquido extraído da ordenha completa e ininterrupta de vacas sadias, em condições higiênicas.

No leite são encontrados nutrientes importantes para o corpo, tais como carboidratos, proteínas, lipídios, sais minerais e vitaminas.

O carboidrato presente no leite é chamado de lactose. Já as proteínas do leite ajudam no crescimento infantil, na cicatrização e também na formação e manutenção dos órgãos.

Dentre as vitaminas, encontram-se a A, importante para os ossos, os olhos, a pele, o cabelo, e também para proteger o corpo da ação dos radicais livres; a vitamina D e a vitamina B, que auxilia no funcionamento do sistema nervoso.

Um dos minerais importantes que estão presentes no leite são o cálcio, mas existem também o sódio, o magnésio, o cobre, o fósforo, o potássio, etc.

Tipos de Leite

Normalmente, o leite e classificado de acordo com o seu modo de produção, composição e requisitos físico-químicos e biológicos.

Leite Pasteurizado

Tipo de leite que passa pelo processo chamado de high temperature short time (HTST), um tratamento térmico onde o leite é submetido a uma temperatura de 72ºC a 75ºC por cerca de 15 a 20 segundos. Existem as versões integral, semidesnatado e desnatado.

Leite Longa Vida (UHT)

Também passa por um tratamento térmico por 2 a 4 segundos em temperatura de 130º a 150ºC. Além disso, pode-se comprar nas versões integral, desnatado e semidesnatado.

Leite em Pó

Esse tipo passa por uma tratamento de concentração e secagem, numa temperatura de cerca de 72ºC, ou seja, o leite de vaca passa por uma desidratação, sendo encontrado nas formas integral, desnatado e semidesnatado.

Leite Fortificado

Feito por meio de um tratamento térmico e também um resfriamento rápido, de forma a preservar suas características principais. Mesmo assim, ainda perde vitaminas como as do complexo B. Por isso, existem versões desse leite com suplemento de vitaminas e minerais.

Leite Integral

Esse leite não passa por processo químico para a retirada da gordura natural e é formado principalmente pelas vitaminas A, B e K. Ele possui cerca de 3% de gordura.

Leite Semidesnatado

O nível de gorduras é reduzido (0,6 a 2,9% de gordura), se comparado ao integral. Mas possui mais gorduras do que o desnatado. Além disso, tem as mesmas porções de cálcio e proteínas que o integral.

Leite Desnatado

Contém pouca gordura (até 0,5% de gordura), sendo uma bebida ideal para a perda de peso.

O Leite: Principal Fonte de Cálcio

O cálcio é um dos elementos mais importantes do leite e seus derivados. Ele tem um grande papel na saúde dos ossos e dos dentes, agindo na prevenção da osteoporose. Mas, para quem não gosta muito de tomá-lo ou tem algum problema com intolerância à lactose ou alergia, existem outras fontes. A couve e outros vegetais de folhas verdes, leite de soja fortificado e feijão são opções para a substituição dos produtos lácteos.

Porções Recomendadas de Leite e Derivados

De acordo com a pirâmide alimentar brasileira atualizada em 2013, a quantidade indicada é de 3 porções diárias. Mas conforme disposto na Placa da Alimentação de Harvard, essa quantidade cai para 1 a 2 porções. Além disso, o excesso pode aumentar o peso; os níveis de colesterol, LDL, por conter gordura saturada, ocasionando no aparecimento de doenças cardiovasculares.